Agora é oficial! Sauber anuncia venda da equipe para grupo de investidores suíços

Peter Sauber se despede da equipe, enquanto Kaltenborn continua na F1

A equipe será comandada pela Longbow Finance. Já Peter Sauber, fundador da equipe, se despede dos boxes depois de 23 anos na categoria

 

Depois de semanas de rumores sobre a venda da Sauber para um grupo de investidores, a escuderia confirmou na manhã desta quarta-feira o nome da empresa que irá cuidar da equipe daqui para frente. A nova acionista e dona da equipe é a Longbow Finance S.A., investidora com base na Suíça.

Com a transação concluída, Peter Sauber, fundador da equipe que está há mais de 20 anos na Fórmula 1, se afasta completamente da categoria. Já Monisha Kaltenborn continuará como chefe de equipe, além de ser diretora-executiva e continuar membro do Conselho de Diretores da Sauber.

Em comunicado oficial, a Sauber anunciou a mudança e demonstrou que os valores da equipe, que não irá mudar de nome, continuarão os mesmos. “O Grupo Sauber tem o prazer de anunciar a mudança de sua propriedade. Após a assinatura de contrato de aquisição, a Longbow Finance S.A. é a empresa proprietária do Grupo Sauber”, afirma.

Peter Sauber se despede da equipe, enquanto Kaltenborn continua na F1

Peter Sauber se despede da equipe, enquanto Kaltenborn continua na F1

De acordo com a nota, Peter Sauber se aposentará de todas as funções e deixará os boxes da equipe depois de 23 anos. “Peter Sauber será sucedido por Pascal Picci como presidente da Sauber Holding A.G. Já Monisha Kaltenborn vai continuar como líder da empresa em suas funções como diretora-executiva e como chefe de equipe.”

Embora a situação da equipe não deva melhorar consideravelmente nesta temporada, a intenção dos novos investidores é mudar o patamar da Sauber já no ano que vem. A expectativa é sair da parte final do grid.

“A intenção da LongBow Finance é estabilizar o grupo e criar as bases para um futuro competitivo e bem sucedido. Essa transação vai criar oportunidades para ampliar ainda mais as atividades de engenharia do grupo”, conclui a nota.

Apesar de ser uma equipe da maior categoria do automobilismo mundial desde 1993, Peter Sauber, fundador da equipe, constrói bólidos desde a década de 1970. Embora seja uma das escuderias mais tradicionais do grid, com 292 corridas completadas, a Sauber nunca foi campeã do mundial de Construtores. Ao todo, a Sauber conquistou 422 pontos em toda a história.