Comissário da F1 recebe ameaças de morte

Salo explica

O motivo das ameaças a Mika Salo seria a punição dada a Verstappen em Austin

 

Após ultrapassar Kimi Raikkonen por fora da curva no GP dos EUA, que ocorreu no último domingo, Max Verstappen sofreu uma punição de cinco segundos, o que fez o jovem holandês cair uma posição, devolvendo a terceira colocação para o piloto da Ferrari. A decisão dos comissários pela penalização gerou revolta dentro da F1, mas agora o episódio parece estar tomando outras proporções. Mika Salo, que faz parte do comissariado, alega ter sofrido ameaças de morte vindas de torcedores holandeses.

“Eu recebi ameaças de morte, sobretudo da Holanda. A mudança no artigo da Wikipedia foi uma piada engraçada, mas ameaças a mim e a outros membros do júri não devem ser toleradas. Foi uma punição, mas regras são regras. Elas claramente dizem que, se um piloto se beneficiar da pista de apoio, ele deverá receber uma punição. Max estava à frente de Raikkonen, após a curva, graças àquilo. A situação é clara”, disse Salo.

Salo explica

A questão do Wikipedia foi a seguinte: como muitas pessoas públicas, Mika Salo possui um artigo na enciclopédia virtual, a qual tem um sistema que permite qualquer pessoa alterá-lo, adicionando, removendo ou editando informações. Depois da punição dada para Verstappen, suas informações foram alteradas de forma a criticá-lo.

Curiosamente, Jos Verstappen foi parceiro de Salo na F1. Jos foi um dos que fizeram comentários mais ácidos contra os comissários e contra a fia. O pai de Max chegou a ironizar, afirmando que a sigla FIA quer dizer “Ferrari International Assistance” (Assistência Internacional à Ferrari).