Consultor da RBR: ‘Não temos mais a superioridade que tínhamos no ano passado’

Helmut Marko acusou a F1 de prejudicar a equipe taurina com as novas regras no regulamento onde proibia os difusores aquecidos

Apesar de estar na segunda colocação no Mundial de Construtores com 64 pontos e com os pilotos Mark Webber e Sebastian Vettel na quarta e quinta posição, respectivamente, com 36 e 28 pontos na temporada 2012, a Red Bull Racing (RBR) decaiu muito se comparado com as últimas duas temporadas passadas. De acordo com o conselheiro do time de energéticos, Helmut Marko, o principal motivo responsável pela queda no desempenho da equipe foi por conta das novas regras do regulamento da F1 que proibiram os difusores aquecidos.

Marko afirma que a proibição dos difusores prejudicaram a RBR

“Nós não temos mais a superioridade que tínhamos no ano passado. Isso aconteceu por conta de várias mudanças técnicas que foram introduzidas deliberadamente contra a Red Bull” afirmou Marko em entrevista à emissora de TV austríaca Servus.

Marko confirmou a insatisfação da RBR com a proibição da principal invenção que lhes renderam o bicampeonato nos mundiais de construtores e pilotos. O conselheiro da Red Bull reconheceu que apesar das novas regras, o desempenho da equipe na temporada 2012 foi baixo não pela ausência do difusor, mas sim pela adaptação do time com o novo carro, o RB8.

“Mas a proibição dos difusores não é desculpa para o nosso carro não estar no nível que deveria, o que realmente acontece é que a equipe ainda precisa se encontrar com o RB8”, finalizou.