Designer analisa bico e duto de freio usado pela Mercedes no GP da Espanha

Segundo Giorgio Piola, o time de Brackley optou por utilizar itens mais agressivos para obter melhores resultados em linha reta com a máquina germânica.

 

Em sua coluna para a revista britânica ‘Motorsport’, o renomado designer italiano Giorgio Piola analisou o bico e o duto de freio que foram testados pela Mercedes no GP da Espanha, corrida esta realizada no domingo passado (14), no circuito da Catalunha, em Barcelona. Estes itens chamaram muita atenção no pacote de atualização do W08 Hybrid no último fim de semana. De acordo com Piola, o seu maior legado foi sem dúvida a agressividade, especialmente nas retas da pista espanhola.

Sobre o novo bico usado pelo W08, James Allison optou por redesenhar as dimensões da peça. Segundo Piola, o diretor-técnico da Mercedes fez uma incrível façanha ao estreitar o nariz sem causar nenhuma mudança significativa no seu peso.

Piola destacou que bico do W08 teve sua largura diminuída e ainda obteve o desviador capa nas laterais

Além da redução da largura do bico do W08, Allison também apostou na inclusão do desviador em formato de capa, localizado e pintado de preto nas laterais do nariz. Também foram incluídas desviadores verticais nas abas da asa dianteira para facilitar o fluxo de ar que passa pelo aerofólio frontal até o ‘desviador capa’, diminuindo assim a pressão aerodinâmica em grandes velocidades, especialmente em linha reta.

Outro item que chamou a atenção de Piola foi o duto de freio usado para refrigerar o sistema de frenagem do W08 da Mercedes. Segundo o designer italiano, com a colocação do ‘desviador capa’ nas partes laterais do bico fazia com que grande parte do fluxo de ar fosse levada para sua captação pelo duto. Tal fator deve ter proporcionado maior confiabilidade para os freios.