Em Austin, Renault testa novo assoalho no RS16

Renault

De acordo com designer, Nick Chester procurou modificar a bandeja-T para aumentar o nível de aderência da máquina francesa nas curvas de alta e média velocidade no circuito das Américas (COTA).

 

O assoalho foi a novidade da Renault para os treinos livres para o GP dos EUA, realizados nesta sexta-feira (21), no circuito das Américas (COTA). De acordo com o renomado designer italiano Giorgio Piola, o equipamento foi desenhado e desenvolvimento pelo diretor-técnico do time de Enstone, Nick Chester.

Sobre o equipamento apresentado na imagem abaixo, nele encontramos novos furos, localizados na borda da bandeja-T. Além disso, existe uma cavidade aberta na parte inferior da peça em formato de ‘L’. Ambos possuem duas funções, segundo Piola.

Renault

Renault testa novo assoalho para o RS16 nos treinos livres para o GP dos EUA

O primeiro deles, Piola destaca que Chester modificou o desenho do assoalho para melhorar o desempenho do RS16 nas curvas de alta e média velocidade. A falta de aderência foi responsável pela perda de segundos preciosos para Jolyon Palmer e Kevin Magnussen nas últimas corridas realizadas em pistas como Suzuka (Japão) e Sepang (Malásia).

Por fim, Piola destaca que o segundo atributo é tentar diminuir a pressão aerodinâmica gerada pelo fluxo de ar que vem do assoalho para com os pneus traseiros. A cavidade em formato de ‘L’ abre espaço para que o ar quente não fique fixado na superfície dos compostos, evitando assim, a adição de mais atrito.