Hamilton volta a vencer para espantar má fase. Vettel abandonou

Britânico herdou a liderança após furo no pneu de Vettel, que lhe rendeu um abandono

Lewis Hamilton voltou a vencer e se mantém dentro da briga pelo vice-campeonato. A vitória no GP de Abu Dhabi deste domingo (13) foi a sua terceira na temporada, e agora ele soma 227 pontos. No entanto, o terceiro lugar obtido por Jenson Button e o segundo lugar de Fernando Alonso deixaram estes dois pilotos mais próximos. Sebastian Vettel, que só havia ficado de fora do pódio uma vez neste ano, acabou abandonando na segunda curva, após ter o pneu traseiro direito furado.

Felipe Massa até que tentou terminar no pódio, mas sua estratégia não permitiu. E, já no fim, quando o brasileiro tentava se aproximar do quarto lugar para então brigar pelo pódio, ele rodou e acabou mesmo em quinto. O quarto lugar ficou com Mark Webber, que se sustentou em terceiro até o momento de fazer a terceira parada na penúltima volta. Nico Rosberg, Michael Schumacher, Adrian Sutil, Paul di Resta e Kamui Kobayashi completaram o top-10.

Vitória caiu nas mãos de Hamilton que voltou a andar bem sem se envolver em confusão

Rubens Barrichello largou em último após não ter participado do treino classificatório e chegou a brigar pela zona de pontuação, mas terminou mesmo em 12°. Já Bruno Senna não largou bem e e caiu para as últimas posições após fazer um pit stop de imediato. O piloto da Lotus Renault ainda tentou se aproximar do top-10, mas perdeu rendimento durante a prova e terminou em 16°.

Esperava-se que fosse uma corrida com muitas trocas de posições devido às duas zonas de asa móvel. De fato, houve várias ultrapassagens, mas a decisão de colocar uma zona logo após a outra fez com que na maioria das vezes o carro ultrapassado recuperasse a posição. Entre os dez primeiros, por exemplo, a alteração foi que cada piloto ganhou uma posição em relação à largada devido ao abandono de Vettel, com exceção de Alonso, que ganhou duas posições na largada, passando por Webber e Button, e Kobayashi, que conseguiu subir seis posições durante a corrida.

No fim, Button subiu para 255 pontos e viu Alonso se aproximar na briga pelo vice. O espanhol soma agora 245 pontos e tem Mark Webber logo atrás com 233 e Lewis Hamilton em quinto com 227. Para estes dois últimos, é vencer o GP do Brasil e esperar que os dois primeiros abandonem aquela que é a última corrida do ano.

Confira os tempos