Norris é novo nome para substituir Button na McLaren

Norris é integrante do programa de pilotos juniores da McLaren.

Atual líder da F3 Euro é candidato da vaga para piloto reserva em 2018, diz Boullier

 

A vaga de piloto reserva da McLaren para 2018 está aberta, pois Jenson Button já afirmou seu objetivo de voltar para a titularidade na categoria no próximo ano. Segundo Eric Boullier, chefe da escuderia, um bom nome para substituir o inglês seria seu jovem compatriota, Lando Norris. O candidato lidera a F3 Euro com folga e ganhou a confiança da equipe.

Quando substituiu Fernando Alonso em Mônaco, Jenson Button cumpriu o seu papel de piloto reserva, mas de forma não tão boa. O inglês faturou a 11ª colocação no grid e acabou abandonando a etapa, mas apesar disso, afirmou que tem o objetivo de correr em tempo integral no próximo ano. Sem um terceiro piloto para 2018, a McLaren busca opções para substituí-lo. O nome que Eric Boullier achou interessante foi Lando Norris, que vem demonstrando um desempenho monstruoso na F3 Euro, liderando com uma vantagem absurda de 72 pontos em relação ao segundo colocado.

Após sua exibição no GP da Hungria, uma premiação que Norris recebeu após vencer o Prêmio McLaren Autosport BRDC no ano passado, o jovem foi definido pelo chefe da escuderia como “uma estrela potencial do futuro”. Ao ser perguntado se ele tinha tem chances na equipe do próximo ano, Boullier respondeu: “Pode ser. Se ele ganhar a Fórmula 3, o que é muito provável, ele terá pontos suficientes para obter uma superlicença”. Para garantir o documento, os aspirantes À F1 precisam somar no mínimo 40 pontos. Hoje, o jovem já tem o que é necessário para entrar na categoria.

Norris é integrante do programa de pilotos juniores da McLaren.

“Fiquei impressionado. A maneira como ele melhorou após o teste com um F1 foi legal de ver. Ele tirou muita confiança dessa experiência na F1 e agora ele só precisa gerenciá-la também. Ele está em outro nível onde precisa gerenciar a pressão do campeonato, mas também não cometeu mais erros, sendo mais exposto à mídia, ele precisa aprender isso”, contou Boullier. O chefe da McLaren, apesar de ver que o jovem está lidando bem com o assédio na Formula 3 Euro, continuará tentando proteger Lando.

Lando Norris parece ter ganho um padrinho dentro da categoria, o que é muito importante para manter o foco e receber orientações que podem fazer a diferença em sua carreira. “Eu sou sempre aquele que vai minimizar tudo, porque eu sei o quão perigoso é este cerco, e quanto mais jovem ele for exposto para a F1, – quero dizer, ele tem apenas 17 – mais fácil poderá se distrair. Este é um perigo e eu vi isso muitas vezes, e você não quer que aconteça. As mídias sociais realmente tornam você ainda mais exposto”, explicou Eric Boullier.