O sábado em Suzuka

O sábado começou cedo para os amantes de automobilismo. Final de semana de Formula 1 é assim mesmo. Muitos acordam bem cedo e já se dirigem ao circuito (outros, na verdade, nem dormem). Ao lado do circuito vocês encontram muitas pessoas dormindo no carro ou até mesmo em barracas. Mas para todos os fãs do esporte, o que vale é a diversão.

Fãs no circuito de Suzuka - GP do Japão 2012

Hoje, por exemplo, os portões foram abertos bem cedo pois eram esperado um público bem maior que ontem. E realmente foi isso que aconteceu. Muitas pessoas estiveram no circuito para assistir os treinos deste sábado. Os desfiles de fantasias extravagantes foram o destaque hoje, e viraram celebridades aos olhos do torcedor japonês. Isso ocorreu com um grupo de seis japoneses vestidos como ‘cavalo rampante’ da Ferrari. Muitos os procuravam para tirar fotos e pela perfeição da roupa.

Para os brasileiros, o que mais chamou a atenção foram como tantos japoneses estavam vestidos com roupas e bandeiras do Brasil. Lembro bem que, ano passado, os brasileiros não foram tão cobiçados como neste ano. Felipe Massa está sendo o piloto brasileiro mais adorado entre os japoneses neste final de semana. Geralmente, o público japonês idolatra Ayrton Senna.

Existe um lugar aqui em Suzuka muito concorrido pelos fãs da F1. É o trecho que se encontra bem na frente do circuito, onde os pilotos passam para ir ao paddock. Muitos ficam alí com o intuito de conseguir um autógrafo de seus ídolos. Ano passado foi um verdadeiro caos, pois entravam no meio da rua para ir ao encontro dos drivers. Sabendo disso, ontem, a polícia não estava deixando as pessoas se aproximarem dos carros dos pilotos e equipes, deixando-os frustrados. Achei que ia encontrar essa mesma cena hoje, mas estava errada. Os japoneses não se intimidaram com a presença da polícia e correram no meio da rua ao encontro de seus ídolos. Muitos eram receptivos com seus fãs, entretanto outros nem olhavam pro lado para dar pelo menos um “oi”. Entre os pilotos mais cobiçados, Fernando Alonso, Felipe Massa, Kimi Raikkonen e Michael Schumacher estavam entre eles. Até os pilotos da HRT tem seus fãs por aqui.

Voltando para o circuito, a multidão foi um fator realmente complicado hoje. Como muitas arquibancadas são bem afastadas, com o fluxo grande de pessoas demorava mais de uma hora para chegar em um determinado lugar. Fora a fila dos restaurantes, que por mais que os japoneses sejam eficazes e conseguiam atender rápido a demanda, demorava em torno de trinta minutos para conseguir sua refeição. Entretanto a alta dos preços dos produtos é o que assustam  a todos.

Apesar disso, muitos se divertiam por lá. Encontrei um grupo de pessoas que vieram do Canadá, apaixonados por Fórmula 1, e como eles não conheciam o circuito de Suzuka, estavam encantados com a magia do lugar. Eles me confessaram que gostam de acompanhar a categoria e costumam ir aos países com as pistas que acham as mais interessantes.

Em questão de entretenimento, uma banda teen agitou os japoneses por aqui. Muitos dançaram em torno de um palco que foi construído no espaço dentro do circuito. Outros aproveitaram para curtir o parque de diversões. Além da roda gigante, cartão postal do circuito, o kart foi um dos mais procurados pelos japoneses.

O encerramento foi às 20h e a frustação maior era porque amanhajá é o ultimo dia. Suzuka é incrivelmente maravilhosa e realmente encanta os fãs de automobilismo. Certamente é uma pista importantantíssima para o conhecimento dos que acompanham o esporte. Aguardem com mais novidade..

Galeria de Fotos