Para Villeneuve, carreira de Kvyat está estagnada

Kvyat espera dar o máximo no GP dos EUA

Ex-piloto de F1 ressalta que resultados e comportamento de russo são ruins

 

O canadense Jacques Villeneuve fez severas críticas ao desempenho recente do russo Daniil Kvyat na Fórmula 1. De acordo com o campeão da temporada de 1997 da categoria, pela Williams, o piloto da Toro Rosso passa por um instante de estagnação em sua carreira.

“Ele está em uma linha reta”, definiu Jacques, em entrevista ao site belga F1nal-lap. “É o mesmo piloto que era há três, quatro anos atrás”.

Kvyat tem apenas 10% dos pontos obtidos pela STR no ano. (Foto: Getty Images / Red Bull Content Pool)

Em sua sexta temporada na F1, Kvyat ocupa a 17ª posição na classificação do certame, com apenas quatro pontos – obtidos por conta dos nono lugares nos GPs da Austrália e da Espanha. Ou seja, o russo foi responsável por somente 10% dos 40 pontos da STR em 2017. Os outros 90% (36 pontos) foram conquistados por Carlos Sainz Jr., nono colocado no Mundial de Pilotos.

Além da disparidade de desempenho em relação ao seu companheiro de equipe, a conduta de Kvyat nas pistas é um ponto mencionado por Villeneuve. “Ele faz coisas estúpidas”, afirmou. “Perde ponto em sua licença e diz: ‘Vamos ver isso amanhã’ e continua como antes. É um pouco como uma criança na escola: ela recebe a punição e, na semana seguinte, toma a mesma punição”.

Atualmente, Daniil lidera o ranking de punições entre os pilotos da F1. São dez pontos, contabilizados entre os GPs dos Estados Unidos, disputado em outubro do ano passado, e o GP da Itália, realizado no domingo passado (3). Seis desses pontos foram atribuídos por causar colisões, apenas um a menos que o segundo piloto mais punido ao longo do último ano, o alemão Sebastian Vettel.

De acordo com Villeneuve, a permanência de Kvyat na Toro Rosso em 2018 só não está sob um risco maior pelo fato de a “Red Bull precisar de um russo”. Mas alerta. “Há outros russos chegando, inclusive na Fórmula 2, que baterão na porta. Esse é o real perigo atual para Kvyat, penso”, concluiu.