Rio pode receber evento de F1 em 2018

Na imagem, Senna liderando GP do Brasil de 1988 no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro

Site britânico revela que a categoria deseja fazer fazer demonstração na capital carioca e mais quatro cidades, assim como acontece em Londres

 

O GPUpdate, site britânico especializado, afirmou que a Formula 1 deseja realizar eventos de demonstração da categoria em quatro cidades globais no próximo ano, nos moldes de Londres. Além do Rio de Janeiro, a F1 também estuda a inclusão de Marselha (França), Xangai (China) e Miami (EUA). Com a perda de público que a elite do automobilismo mundial vem perdendo no Brasil, um evento desse porte poderia ajudar na captação de novos fãs brasileiros.

O último samurai acaba de cair. Felipe Massa, que é o único brasileiro na Formula 1, anunciou sua aposentadoria nessa semana, e vai deixar o público nacional sem um compatriota para torcer nos domingos de corrida. Tal fato é visto como um risco de afundar ainda mais a perda de audiência que os GPs estão enfrentando no território tupiniquim. Além disso, o empresário e prefeito de São Paulo, João Dória, está fazendo de tudo para vender o autódromo de Interlagos para a iniciativa privada.

Dessa forma, o evento que a F1 planeja fazer no Rio de Janeiro pode servir tanto para reatar a boa relação com o público brasileiro, como para preparar a capital carioca para uma possível volta da Formula 1 para a cidade maravilhosa. Isso já tinha acontecido entre 1981 e 1989, quando houve uma migração do GP do Brasil em Interlagos para o Autódromo Internacional Nelson Piquet, que foi demolido para as olimpíadas. Agora, o prefeito da cidade já lançou um projeto para a construção de uma nova pista, na zona oeste da cidade.

Senna liderando GP do Brasil de 1988 no circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro

As datas para as atrações ainda não estão definidas, uma vez que a única cidade que demonstra estar com os planejamentos adiantados é Marselha. Na cidade francesa, o evento deve ser realizado antes da volta oficial do GP da França, em Paul Ricard.

Antes do GP da Inglaterra, a Formula 1 realizou um evento como esses em Londres. O evento contou com a presença de todas as equipes, e 19 dos vinte pilotos que correriam na corrida de domingo. A capital inglesa recebeu desfiles, interações entre torcida e pilotos e ainda uma exibição com os carros antigos. Nas últimas décadas, o Rio de Janeiro já recebeu alguns eventos particulares da Ferrari e da Williams.