Sainz Jr é punido por incidente envolvendo Williams de Lance Stroll

Sainz Jr

Espanhol da Toro Rosso vai arcar com a perda de três posições no grid de largada para o GP da Rússia

 

Na 13ª volta do GP do Bahrein, a Toro Rosso de Sainz Jr e a Williams de Lance Stroll se chocaram na curva 1, resultando em abandono da prova para ambos os pilotos e a necessidade de acionar o safety car na pista. No final da corrida, os comissários de prova investigaram o incidente e resolveram punir o espanhol com a perda de três posições no grid de largada para o GP da Rússia.

Apesar de ambos os pilotos culparem um ao outro pelo acidente, os comissários de prova puniram apenas o espanhol da Toro Rosso por considerarem a tentativa de ultrapassagem de Sainz Jr “muito otimista”. Além das três posições no grid na Rússia, Sainz Jr também acumulou 2 pontos de penalidade para um total de 7 nos últimos dose meses.

“Os comissários ouviram Carlos Sainz e Lance Stroll, além dos representantes das equipes e, após revisarem as evidências de vídeos, mostrou que o carro 18 [Stroll] estava na linha normal de corrida enquanto que o carro 55 [Sainz Jr] deixou o pitlane e fez uma tentativa muito otimista de passar o carro 18 durante a curva”, disse o veredicto final sobre o incidente.

Sainz Jr foi punido por acidente envolvendo Williams de Lance Stroll

Assim, após análises da manobra, os comissários da prova decidiram punir apenas Carlos Sainz Jr, lembrando, ainda, que a penalidade não é suscetível de recursos.

“Os comissários de prova decidiram que o motorista do carro 55 foi culpado por causar a colisão em violação ao artigo 27.4 dos regulamentos esportivos da FIA. Recorda-se ao piloto que, de acordo com artigo 12.2.4 do Código Desportivo Internacional dos regulamentos da FIA, a penalidade aplicada não é suscetível de recursos”, explicou um dos comissários.