Vettel é eleito melhor piloto do ano na votação dos chefes de equipe

Jenson Button, da McLaren, foi eleito o vice-campeão, como na tabela original da F1

Para os chefes de equipe da Fórmula 1, o melhor piloto do ano foi o bicampeão Sebastian Vettel, da Red Bull. A eleição ocorreu através de uma votação organizada pelo site britânico Autosport. A classificação final não foi tão diferente da tabela real, já que o vice-campeão da temporada, Jenson Button, da McLaren, ficou com o segundo lugar.

Vettel é considerado melhor piloto do ano pelos chefes de equipe

A eleição acontece no fim de cada ano e funciona da seguinte forma: cada dirigente classifica, na sua opinião, os dez melhores pilotos do ano, de acordo com o sistema de pontuação adotado pela F1. O condutor que tiver mais pontos no fim da votação, é o grande vencedor. Eleito melhor piloto do ano passado, Fernando Alonso, da Ferrari, ficou com a terceira colocação na visão dos chefões.

Segundo o diretor da Red Bull, Christian Horner, a votação não poderia ter um resultado diferente senão Sebastian Vettel na liderança.  “Seria uma surpresa se outro piloto que não Sebastian fosse votado como piloto do ano, após a temporada dele em 2011. Venceu 11 provas, garantiu o recorde de 15 pole positions e seu segundo título mundial consecutivo. Portanto, ele merece ser reconhecido como o piloto mais perfeito de 2011”, afirmou.

A eleição dos chefes revelou duas surpresas. Além do estreante Paul di Resta, da Force India, ficar com a sétima posição, Heikki Kovalainen, que defendeu a Team Lotus, se garantiu no top-10 com a nona colocação. O único chefe de equipe que não participou da votação foi o da Toro Rosso. Portanto, 11 dirigentes estiveram na eleição.

Os brasileiros da categoria, Felipe Massa; Rubens Barrichello e Bruno Senna, não apareceram entre os dez melhores da temporada 2011. Confira a tabela do top-10 dos pilotos de acordo com os dirigentes:

1- Sebastian Vettel, 241 pontos

2- Jenson Button, 200

3- Fernando Alonso, 188

4- Lewis Hamilton, 122

5- Nico Rosberg, 90

6- Mark Webber, 70

7- Paul di Resta, 44

8- Adrian Sutil, 38

9- Heikki Kovalainen, 26

10- Michael Schumacher, 23