Warwick elogia o novo sistema de penalidade da Fórmula 1

Warwick aprovou a eficácia do novo sistema de penalidade da F1

Para o ex-piloto e comentarista, as novas sanções têm evitado acidentes ainda mais graves na temporada de 2014.

 

Umas das novidades do regulamento do campeonato de Fórmula 1 de 2014 é a sanção de pontos para os pilotos que desempenharem atitudes perigosas dentro da pista ou se envolverem em acidentes durante toda a temporada. Na regra, os pontos são acumulativos e se o driver chegar a acumular 12 deles, automaticamente ele vai ser excluído da próxima etapa do calendário.

Warwick aprovou a eficácia do novo sistema de penalidade da F1

Warwick aprovou a eficácia do novo sistema de penalidade da F1

Para Derek Warwick, essa nova regra tornou a Fórmula 1 ainda mais segura. “O sistema funciona, mas no final do ano, você vai ter muitas coisas para esclarecer. Inclusive para alguns incidentes em que podem acontecer. Mas acredito que Charlie Whiting deve estar no controle disso”, opinou Warwick para a emissora de TV britânica ‘Sky Sports’.

Questionado se existe a possibilidade de haver algum piloto já penalizado com 12 pontos, Warwick destacou que isso pode acontecer caso não haja uma conscientização por parte dos drivers. “É importante ressaltar que a soma das penas está dando um pouco mais de pressão para os pilotos. Isso não tem os deixado agressivos. Caso alguém tenha acumulado essa quantidade de pontos, isso vai ser culpa deles”, encerrou.

Atualmente no grid, quem lidera o ranking dos pilotos envolvidos em acidentes é Jules Bianchi (da Marussia). Ele tem quatro pontos na carteira e é precedido por Pastor Maldonado (Lotus) e Valtteri Bottas (Williams), ambos com três; Kevin Magnussen (McLaren) e Adrian Sutil (Sauber) com dois.