Bottas está aliviado por ter pontuado no GP dos EUA

A oitava posição, conquistada em Austin, deixou Bottas aliviado.

Valtteri Bottas admitiu após a corrida, que marcar seu primeiro ponto na Formula 1, no GP dos Estados Unidos, foi um “grande alívio”.

 

Depois de uma campanha frustrante, onde não teve um carro que o possibilitasse andar bem regularmente, Bottas fez a melhor corrida da temporada e conseguiu pontuar pela primeira vez na Fórmula 1. A Williams, que tem feito a pior campanha de sua história, através de Valtteri Bottas, fez sua melhor atuação na temporada, garantindo a oitava colocação no GP dos Estados Unidos.

 

A oitava posição, conquistada em Austin, deixou Bottas aliviado.

A oitava posição, conquistada em Austin, deixou Bottas aliviado.

O piloto disse que está muito feliz e que pontuar em Austin foi um “grande alívio”. “Foi um grande alívio. É melhor conquistar os pontos tarde do que nunca, por isso estou muito feliz. Eu acho que todo o fim de semana trabalhamos na direção certa com o set-up do carro e as mudanças que fizemos em Abu Dhabi nos ajudou um pouco mais aqui. E no domingo, eu pilotei muito bem. Tivemos uma boa estratégia de pit-stops e uma boa largada, então eu estou muito feliz por nós, como uma equipe, pois eu acho que é muito importante para nós, pelo menos conseguir alguns pontos”, afirmou.

A Williams testou pela primeira vez seus novos escapamentos, durante o GP de Abu Dhabi, como um experimento para 2014, mas na verdade, já ajudou a melhorar o carro deste ano também.

O piloto finlandês admitiu que foi uma descoberta um pouco bizarra para a sua equipe,  descobrir como a versão mais antiga de escapamentos poderia ser mais lenta. “É estranho. Nós realmente pensávamos que estávamos ganhando alguma coisa com o escape anterior e estávamos tentando desenvolvê-lo para torná-lo melhor. Mas no fim das contas, essa é a direção que todos os outros times tem tomado, e foi uma boa decisão experimentá-lo em Abu Dhabi. Ele deixou o carro mais consistente e mais previsível e agora, a velocidade em linha reta também é um pouco melhor, a tração é a única desvantagem. Mas o que ganhamos no geral, supera essa perda”, explicou.

Bottas disse que não havia muito sentido em se perguntar porque não fizeram a mudança antes? “É fácil dizer agora, que deveríamos ter tentado isso antes. Mas é melhor parar pra entender tudo e definir a estratégia para a próxima temporada”, encerrou.