Honda utilizará estrutura semelhante a do motor Mercedes em 2017

Honda redesenhará o seu motor.Honda redesenhará o seu motor.

Fabricante japonesa já deu sinal verde para desistir da organização antiga do propulsor e deverá adotar uma estrutura igual aos motores Mercedes neste ano.

 

A Honda está preparada para adotar uma filosofia semelhante a do motor Mercedes para a próxima temporada, utilizando o turbo e o compressor em locais separados dentro da unidade. A informação foi passada pelo site da revista britânica ‘Autosport’.

Nos últimos dois anos, os motores Honda vem apresentando algumas dificuldades para manter um bom desempenho e confiabilidade durante as corridas. Por isso, a ideia de ter uma unidade menor, com o turbo e o compressor juntos, já passou a ser contestada até mesmo dentro da fabrica japonesa.

Honda redesenhará o seu motor.

Honda redesenhará o seu motor.

Em entrevista concedida na semana passada, o diretor-técnico da McLaren, Tim Goss, confirmou que a fabricante estaria desenvolvendo o motor se baseando no aprendizado nos últimos dois anos. “A nova unidade de força leva muito do aprendizado das últimas duas temporadas, mas foi especificamente redesenhada para esta temporada”, disse o dirigente.

Segundo fontes da publicação inglesa, o chefe de F1 da Honda, Yusuke Hasegawa, já autorizou a alteração no motor, deixando para trás o modelo compacto que era utilizado até a última temporada. O modelo “tamanho zero”, como ficou conhecido, tinha como objetivo ter o menor tamanho possível, mas acabou não atingindo o desempenho esperado.

Por isso, direção da Honda chegou a conclusão de que o tal modelo tinha mais desvantagens do que vantagens. Assim, decidiram redesenhar o propulsor e passar a utilizar uma estrutura semelhante a que é aplicada hoje nos motores da Mercedes.

Por outro lado, mesmo sabendo que a unidade de potência será ligeiramente maior do que a utilizada no ano passado, a McLaren ainda deverá manter o mesmo tamanho da “embalagem” para o motor deste ano.